quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Risoto

Um dos meus pratos favoritos é risoto. Quando penso em algo rápido e gostoso, é ele que primeiro me vem à cabeça.
É ideal para uma refeição de prato único ou como acompanhamento.
Risoto mais salada é a combinação que me deixa feliz!





Comece refogando cebola e alho em azeite de oliva. É aqui que você saboriza  o risoto, colocando o ingrediente de sua preferência. Neste caso juntei funghi seco hidratado na água quente e um pouco de vinho. Adicione o arroz arbóreo e deixe fritar um pouquinho. Coloque um pouco de vinho branco (dependendo pode ser tinto) e deixe evaporar. Comece então a adicionar o caldo de sua preferência. Vale a pena usar um caldo caseiro. O caldo deve ser colocado ao poucos, mexendo sem parar até que ele seja praticamente todo absrovido pelo arroz. Esse procedimento será repetido várias vezes, até o cozimento do arroz. No final entra o queijo parmesão ralado e um pouquinho de creme de leite.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Porta-guardanapo de garrafa pet

Fazer estes porta-guardanapos é bem fácil e dá um lindo toque na mesa.
Nestes da foto usei garrafa pet de água mineral, na cor azul (ou será verde?). Pode-se usar as transparentes e colori-las com tinta vitral.







PASSO A PASSO

Materiais necessários:
  • Garrafa pet (usei de dois tamanhos)
  • Argola de guardanapo de acrílico (você encontra em loja que vende peças de bijuteria)
  • Miçangas
  • Elástico de silicone
  • Estilete
  • Tesoura
  • Ferro de solda


Como fazer:

1 - Comece retirando o fundo da garrafa com o estilete. Eu gosto de cortar um pouco acima da linha que existe na garrafa. Depois disso, com a tesoura recorto seguindo a linha.



2 - Faça cortes em V, dando a forma de flor ao fundo da garrafa.



3 - Passe a flor ligeiramente na vela par queimar as beiradas de cada pétala. Utilize a base da chama para que peça não preteie. É melhor queimar do centro da flor para a ponta da pétala. Este processo tirará todas as imperfeições dos cortes da tesoura. Depois de queimadas todas as pétalas, queime ligeiramente cada pontinha, para que faça os biquinhos que aparece na foto. 


4 - Com o ferro de solda faça um furo no centro da flor




5 - Sobreponha as duas flores (grande e pequena). No centro das duas encaixe a miçanga.

6- Amarre a argola com o fio de silicone na miçanga.


Está pronto o porta-guardanapo!


Rusticidade do laranja

O laranja está presente no jogo americano de tear, que em conjunto com a os sousplats de palha e o porta guardanapo com uma fatia de laranja desidratada cria uma mesa bem rústica.






Chá de flor de jasmim

O charme está em colocar uma bolinha na água quente e esperar uma linda flor aparecer.
Este chá é feito artesanalmente na China e foi trazido pela minha irmã, diretamente de lá. No centro vai a flor escolhida, aqui foi a flor de jasmim. Envolvendo a flor coloca-se várias folhinhas de chá verde. Tudo bem amarradinho com um fio de algodão e depois prensado. Aos poucos a bolinha vai se abrindo e formando uma linda flor.





É importante esperar, pois o sabor do chá aparece depois de algum tempo. Não identifiquei nenhum outro sabor além do de chá verde. Maa foi uma delícia esperar este fenômeno na companhia da minha comadre e do meu afilhado amado!



Valeu pela beleza da flor e do momento!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Canapés

Canapé é uma ótima opção para você servir aos seus convidados enquanto espera o jantar sair. Combina muita bem com uma bebidinha e um bom papo.


Barquinhas de Tomate Seco:

É muito simples de fazer. Coloque no liquidificador uma peça de ricota, um pouco de molho de tomate e uns 20 pedaços de tomate seco. Se achar que a mistura está muito grossa, adicione um pouco de leite. Coloque nas barquinhas (compradas prontas) e enfeite com um pedacinho de tomate seco. Aqui coloquei semente de papoula também.


A outra opção é mais fácil ainda. Coloque uma fatia de salaminho em cima de uma bolacha salgada. Cubra com um queijo parmesão de boa qualidade. Regue com azeite de oliva e salpique orégano.




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Algo de oriental




Há algo de oriental nesta mesa...com algum esforcinho se percebe...para servir a saladinha oriental.

Saladinha oriental

    Refrescante, perfeita para as noites quente do verão e facílima de fazer.



É só cortar no ralador, no sentindo do comprimento, cenoura, pepino japonês e nabo. Se quiser, alface. Coloquei salsinha e um pouquinho de coentro bem picadinho. Para o molho: molho de soja, azeite de oliva, óleo de gergelim e gengibre ralado. Gergelim torradinho para polvilhar.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Se dissermos que a beleza abandonou o mundo é porque ela abandonou o nosso coração.
(Autor desconhecido)


Beija-flor beijando a flor na Pousada Varshana em São Luiz do Purunã. Maravilhoso domingo ensolarado na companhia dos amigos mais queridos desse mundo!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A beleza das frutas

As frutas são belas por si sós...por suas formas, por suas cores. Mas é possível o homem ajudar ainda mais nesta beleza. Basta organizar sua apresentação. Olha a diferença da organização em quitandas de Buenos Aires. Por aqui, em Curitiba, não costumo encontrar tamanho capricho!



Lavanda para inspirar

A lavanda além de ser linda deixa um cheiro delicioso do ambiente. O tom lilás da flor nos transmite tranquilidade e romantismo.

Colhi umas flores na casa da minha mãe para montar uma mesa no estilo provençal.

Foi juntar vasos, louças, fitas, velas, sal grosso e começar.
Fiz arranjos individuais em vasinhos e usei garrafas de azeite de oliva, sal grosso e laços de fita para os maiores.


Esta foi a visão geral da mesa.





Para quebrar o branco do jogo americano de couro, dos sousplats, dos guardanapos e dos porta- guardanapos, usei as folhinhas da lavanda, que deram um colorido.


A lavanda esteve presente em toda a decoração da mesa. O arranjo central foi uma pequena gaiola, com lavanda e velas. Na frente de cada prato utilizei um vasinho solitário, como um agrado para os convidados.






Sinta o cheiro refrescante da lavanda no ar!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A primeira imprensão....

Na vida, nem sempre é a primeira impressão que fica. Mas uma boa impressão é sempre uma boa impressão!

Uma mesa bem posta é o primeiro passo de uma boa recepção. Ela é a primeira sinalização do clima da festa que você dará a seus convidados.

Seja em uma festa, ou um jantar só para você, a comida ficará até mais saborosa em uma bela mesa!